quarta-feira, 31 de março de 2010

SIGINIFICADO DA PASCOA



Qual o real significado da Páscoa?

Da redação, por Ana Masella


A palavra Páscoa vem do hebraico Pessach,
que significa ressurreição, ou vida nova. A comemoração da Páscoa no Hemisfério Sul não possui uma data fixa, sendo celebrada 46 dias a partir da quarta-feira de cinzas. No Hemisfério Norte a data coincide com a chegada da primavera, época em que são realizadas as tradicionais festas para o início da colheita de cereais, e também da chegada da nova estação do ano.

O primeiro povo a celebrar a Páscoa foi o antigo povo hebreu, que comemorava a data em memória à sua libertação da escravidão do Egito e à passagem pelo Mar Vermelho. Esta mesma tradição é mantida até hoje, quando os judeus celebram a Páscoa - que ganha um forte sentido de libertação.

Para os cristãos, a Páscoa é celebrada para lembrar a ressurreição de Jesus Cristo, que teria ressuscitado três dias após sua crucificação. As festividades de Páscoa são a principal comemoração do calendário do ano litúrgico cristão, uma vez que simboliza o maior e mais importante acontecimento bíblico.



E onde entram os ovos e o coelho
na celebração da Páscoa?



"Os ovos de chocolate e o coelho da Páscoa são símbolos que vieram de antigos rituais pagãos de fertilidade da primavera, que ocorriam na Europa e no Oriente Médio, e tinham uma referência com a ressurreição. Ambos tornaram-se símbolos oficiais da Páscoa a partir do século XVIII", Mara Figueira redatora da revista Ciência Hoje-RJ.

Nos diversos cantos do planeta cada povo tem o próprio costume para celebrar a Páscoa, que também assume diferentes significados: no Egito Antigo, a lebre era símbolo da fertilidade; na Europa, o coelho representa renascimento da vida. Assim, o coelho da Páscoa simboliza a periodicidade humana, a fertilidade e o renascimento da vida. Na festa da primavera, os chineses presenteavam amigos com ovos desenhados na casca; os egípcios também distribuíam ovos no início da nova estação. Entretanto, a Igreja só adotou o ovo como símbolo oficial da Páscoa a partir do século XVIII, tornando-o um importante símbolo da ressurreição e da nova vida.

Ao celebrar uma data festiva é importante ter consciência do real significado da sua comemoração. É fundamental respeitar as raízes e tradições que a originaram, caso contrário, perdem-se o significado e o objetivo da comemoração. A Páscoa simboliza vida nova. Que tal rever antigos conceitos e passar a viver algo realmente novo e útil para o seu próprio crescimento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário